Explore os conteúdos

Empresas que apostam no desenvolvimento dos seus colaboradores têm mais hipóteses de assumir e manter a liderança do mercado em que atuam.

O Líder é uma das pessoas mais importantes nestas empresas, pois é ele que irá:

  1.  Estimular e orientar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus liderados
  2.  Despertar o melhor que cada um traz dentro de si
  3.  Construir uma equipa de alto desempenho

Para isso, é essencial que o Líder desenvolva algumas habilidades, as quais estão relacionadas com alguns pressupostos do Coaching.

Primeiro pressuposto: Suspender todo O tipo de julgamento.

Um bom líder sabe que as pessoas não são as suas ações e, por isso, não omite juízo de valor e ajuda os seus liderados a trabalhar os pontos que podem melhorar.

Segundo pressuposto: Ouvir com empatia.

Um bom líder deve não só ouvir mas compreender. Isso gera rapport, ou seja, uma conexão ou sintonia entre líder e liderado. Esta atitude do líder gera no liderado a sensação de que é notado, reconhecido e amado.

Na edição de 2012 do Guia das Melhores Empresas para Trabalhar, publicado anualmente pela Revista Você S.A.,51% das pessoas que responderam ao inquérito disse que o melhor lugar para trabalhar é aquele onde conseguem perceber o valor da sua contribuição.

Terceiro pressuposto: Estimula o feedback: tem o desempenho como resultado, transforma os erros em aprendizagem e promove o desenvolvimento

Segundo James Hunter, “O líder nunca deve aceitar a mediocridade ou o segundo lugar – as pessoas têm necessidade de receber estímulo para se tornarem o melhor que puderem ser.”

Ao incorporar estes pressupostos e desenvolvendo uma visão sistêmica do ser humano o líder transforma-se num Líder Coach e consegue das equipas que com ele trabalham:

  • Confiança
  • Compromisso
  • Resultados

Estes profissionais são muito valorizados, sobretudo por possuirem a capacidade de transformar as pessoas e o mundo à sua volta.

Abraham Lincoln dizia:

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns"

 E você? Está preparado para ser um verdadeiro líder coach ou continuará a ser o chefe de sempre?

 

 

A nossa equipa está motivada para alcançar os objectivos a que se propõe. Seja você o nosso próximo cliente apostando fortemente na maximização dos seus resultados organizacionais, profissionais e pessoais.

Morada: Rua Álvaro de Castelões, 673, Hab. 3.1 - 4200-047 - Porto

Telefone: +351 919 901 675

E-mail: geral@mhrconsultingsolutions.com