Explore os conteúdos

A Competência Relacional é um factor crucial para o sucesso de uma organização uma vez que consiste na capacidade de se relacionar de forma eficaz com os outros.

Segundo o Instituto de Investigação de Stanford: "O sucesso obtido em qualquer empreendimento apenas é determinado em 12,5% pelo conhecimento e em 87,5% pela capacidade em lidar com as pessoas".

No mercado de hoje cada vez mais o trabalho é uma tarefa de equipa, logo a existência de competências emocionais e relacionais são determinantes para o sucesso de um projecto ou organização. Em algumas das minhas funções como gestora já me cruzei com pessoas com uma fraca competência relacional. Pessoas cuja capacidade de trabalhar em equipa era praticamente inexistente.

Algumas das técnicas que utilizei nestes casos, foi dar responsabilidades de projecto a este tipo de pessoas. Eram pessoas que eu sabia à partida que eram capazes mas que se encontravam completamente desmotivadas e que a maneira que tinham encontrado para o demonstrar era esta suposta falta de capacidade de se relacionar com os outros.

Digo suposta, porque efectivamente o resultado obtido foi ao encontro das minhas expectativas. Ao dar a estas pessoas um projecto para gerir, estava a dar-lhes a obrigação da constituição de uma equipa, da sua coordenação e controle. Estas pessoas que eram tidas como pouco comunicativas, até mesmo difíceis, conseguiram em pouco tempo formar as respectivas equipas e desenvolver um trabalho de coordenação e controle extremamente eficaz.

Consegui nestes casos, encontrar o que motivava aquelas pessoas. A motivação reencontrada provocou-lhes, o que em PNL se chama de, alteração de estado. Ao alterarem o estado mudaram a sua atitude perante si e os outros. Uma mudança de atitude que fez despertar as suas capacidades relacionais.

Se um gestor dedicar algum do seu tempo a conhecer os seus colaboradores poderá mais facilmente identificar sinais de desmotivação e delinear o que fazer para os eliminar.

As más relações humanas criam um clima negativo dentro das organizações e climas negativos fazem baixar a produtividade!

Se quiser estabelecer e manter boas relações humanas que serão úteis para si e para a organização que serve, existem alguns procedimentos que pode e deve adoptar:

  • Interesse-se pelos outros
  • Compreenda os outros
  • Seja Grato
  • Respeite os outros
  • Ajude Sempre

Theodore Roosevelt, ex-presidente americano dizia: ”Na fórmula de sucesso, o ingrediente mais importante é relacionar-se bem com as pessoas.”

Como colaborador numa organização só terá a ganhar se desenvolver as suas competências relacionais e se ainda por cima for um gestor nessa organização, essa caracteristica é fundamental. Conheça os seus colaboradores diretos, só assim saberá o que os motiva!

A nossa equipa está motivada para alcançar os objectivos a que se propõe. Seja você o nosso próximo cliente apostando fortemente na maximização dos seus resultados organizacionais, profissionais e pessoais.

Morada: Rua Álvaro de Castelões, 673, Hab. 3.1 - 4200-047 - Porto

Telefone: +351 919 901 675

E-mail: geral@mhrconsultingsolutions.com