Explore os conteúdos

5 Competências Fundamentais Que Precisa Desenvolver Se Quiser Liderar Bem A Sua Equipa.

Já ouviram, com certeza, falar das empresas consideradas as melhores empresas para se trabalhar. São as chamadas empresas Felizes!
São as empresas em que as pessoas andam descontraídas, gostam de lá estar e por isso são criativas e produtivas. E porque será que existem estas diferenças? Eu diria que o elemento fundamental para esta diferença é a postura dos chefes e gestores destas empresas.

A pesquisa realizada nos Estados Unidos pela psicóloga americana Michelle McQuaid, especialista em desenvolvimento de pessoas, Psicologia Positiva e Neurociências, concluiu que 65% dos entrevistados consideram que um bom chefe traria mais felicidade no trabalho do que um aumento de salário.

É claro que uma boa remuneração é importante para o trabalhador, mas além disso, os profissionais procuram um bom chefe.
As pessoas hoje em dia demitem-se do chefe, não da empresa.

Quais são as então as competências fundamentais para se liderar muito bem uma equipa?

Segundo 1200 entrevistas feitas a profissionais, muitos deles com cargos de chefia, indicaram as 5 competências fundamentais para quem lidera equipas:

1. Autoconhecimento – é importante saber lidar consigo mesmo para saber lidar com os outros

2. Autocontrole emocional - resulta do autoconhecimento

3. Apostar no desenvolvimento das pessoas – As pessoas são o ativo mais importante das empresas, por isso quem está em cargos de chefia tem que gostar de pessoas e apostar em desenvolver as suas habilidades.

4. Comunicação – saber comunicar com assertividade e clareza, saber ouvir e saber fazer boas perguntas. Boas perguntas estimulam o pensamento crítico da equipa.

5. Capacidade de inspirar – baseado na credibilidade, no respeito, na humildade, na determinação, no otimismo e na ação.


Concorda que estas competências são primordiais para se ser um bom líder? Conte-nos a sua experiência.

A nossa equipa está motivada para alcançar os objectivos a que se propõe. Seja você o nosso próximo cliente apostando fortemente na maximização dos seus resultados organizacionais, profissionais e pessoais.

Morada: Rua Álvaro de Castelões, 673, Hab. 3.1 - 4200-047 - Porto

Telefone: +351 919 901 675

E-mail: geral@mhrconsultingsolutions.com